segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O PROBLEMA DO SENSO COMUM.

            Em Filosofia, muito se fala do Senso Comum e muitas são as explicações de comentadores, mas o único filósofo que encontrei até hoje (levando em consideração o que tenho pesquisado) a se apronfundar mais no assunto foi Bachelard.
            Este filósofo, questionado em uma palestra para os alunos da Universidade de Paris, respondeu o seguinte: " Senso comum é simplesmente o saber que sabe, uma caraterística exclusiva do ser humano. O cachorro sabe balançar o rabo, mas ele não sabe que sabe. O macaco sabe descascar uma banana idem. O único ser vivo que tem Senso Comum é o homem pois sabe que sabe, mesmo quando a sua ação é destinada ao mal. Do Senso Comum derivam vários outros sensos como por exemplo: o senso de justiça, de responsabilidade, de obrigação Ética ou Moral, etc. Então não se deixem levar por explicações errôneas como aquela que diz que senso comum é quando todos concordam com a mesma coisa."
           Não preciso dizer que concordo plenamente com o filosofo e aproveito para lembrar: Mal é antônimo de Bem e Mau é antônimo de Bom.

SERÁ QUE AS NOVELAS BRASILEIRAS TÊM SENSO DE JUSTIÇA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página