domingo, 19 de dezembro de 2010




Inciando o nosso trabalho, que provavelmente será semanal, vamos começar fazendo a diferença entre quem assiste Tv ou qualquer tipo de arte (cinema, teatro, circo, ballet, etc) de forma aleatória e quem assiste com consciência critica.

Vale salientar que o termo crítica, não se trata de uma alusão no sentido negativo, mas procurar saber como se pode julgar, de forma consciente, se o trabalho artístico e péssimo, ruim, bom, ótimo, espetacular, etc.

Quem faz filosofia tem por obrigação ver TUDO na vida, de forma consciente e para isso se faz necessário conhecer as diferenças entre as as consciências INGÊNUA e CRITICA.
Para que este raciocínio fique mais claro, vamos dar um exemplo: duas pessôas assistem a um mesmo espetáculo, a primeira com consciência ingênua e a outra com a crítica.

As duas gostaram, mas só a segunda pode raciocinar e afirmar para si própria e para os outros o PORQUE de ter gostado do espetáculo.Vamos tornar o exemplo mais prático: Na novela Araguaia, por diversas vezes apareceram cenas referentes à soltura de balões.

Ora, soltar balões é uma atividade altamente negativa, principalmente numa região muito sujeita a incêndios sem Corpo de Bombeiros. Na novela em si deveria ter, pelo menos,o comentário de um personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página