terça-feira, 13 de março de 2012

F I L O S O F I A - Idéia e Imagem (parte 2)


Muitas pessoas acharam a explicação anterior sobre IDÉIA e IMAGEM, um tanto quanto confusa.  Então na edição desta semana vamos procurar explicar o tema de modo mais compreensível.

Na área de Filosofia, a Lógica é a Ciência que melhor aborda o problema, uma vez que filosoficamente falando, ou mais precisamente pensando, cada filósofo tem a sua ideologia, muitas dessas ideologias filosóficas em geral não seguem a mesma linha de raciocínio e muitas vezes são discordantes para não dizer contraditórias.

Assim é que, vamos procurar abordar este tema a partir do conteúdo, principalmente, da Lógica Formal com base no pensamento do grande Aristóteles. Partindo a princípio de explicações sobre as definições de Idéia e Imagem.

IMAGEM - é a representação sensivel de algo que existe materialmente falando.
Então só podemos ter imagem daquilo que é matéria. Qualquer outra forma de ter algo em nossa mente sem estar ligado de alguma forma à matéria, deixa de ser imagem para ser idéia.

No Brasil, devido o catolicismo ter imposto à população que as estátuas de "santos" devem ser denominadas de "imagens", criou-se um tabu de que imagem é uma estátua de um santo qualquer, quando a designação dessa palavra diz respeito a qualquer coisa (objeto) que nos chega à mente através de QUALQUER UM DOS SENTIDOS.

Outra generalidade é pensar que imagem é apenas o que nos mostra o sentido da visão, quando na realidade, os outros sentidos, também no transmitem imagens. O odor de algo, a percepção tátil (tão usada pelos cegos), o gosto bom ou ruim do que toca a lingua, um som qualquer de tudo que ouvimos, tudo isso são IMAGENS e, não apenas o que nos mostra a visão.

IDÉIA - é a representação intelectual de tudo que nossa mente pode conceber, partindo dos objetos até a manipulação mental de algo que não existe. Mas toda e qualquer idéia depende essencialmente de imagens. Por exemplo: podemos imaginar uma cobra com cabeça de cão. Fica fácil porque temos conhecimentode como são as imagens dos dois animais. Cada pessoa imagina de acordo com a sua própria percepção. Se separarmos vinte pessoas e pedirmos que todas imaginem a "figura" que falamos e se fosse possível visualizar a mente de cada uma delas, cada uma teria uma idéia diferente do mesmo "fenômeno" é isso que chamamos representação intelectual.

Toda idéia depende, como foi dito acima, de algo que existe. Nunca ninguém jamais viu DEUS, mas sua idéia ou imagem é de um senhor de barbas brancas vestido com uma túnica larga. Não é de nosso conhecimento que algum artista, tenha representado Deus de paletó e gravata.

Existem também os dogmas e tabus religiosos, a telepatia, as visões, etc mas TUDO, tudo mesmo, aparece, seja de que forma for com base em algo existente. Os transformers, não existem mas eles são uma mistura de objetos que existem.

A imaginação dos roteiristas e  técnicos em cinema e informática é incomensurável, mas por mais fertil que sejam as suas mentes criadoras, terão sempre por base coisas que já existem. Os "habitantes" de outros astros são resultados de montagens absurdas, mas SEMPRE contendo coisas que já foram percebidas de alguma forma.

É IMPOSSÍVEL CRIAR MENTALMENTE ALGO QUE, DE ALGUMA FORMA, NÃO ESTEJA LIGADO Á ALGO QUE JÁ EXISTE EM NOSSA MENTE. (Narf Larbac)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página