quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FILOSOFIA DA RELIGIÃO: Fé e Ciência



UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL - Esta expressão que com o passar do tempo virou sinonimo de esperança, é remotíssima e isso deve-se ao fato de que mesmo nas épocas mais distantes, pessoas tem morte aparente e depois retornam, o que muita gente chama de ressuscitação, ou seja, alguém voltou dos mortos.

Nesta questão, Fé e Ciência são adversárias, e tudo se deve a falta de comprovação científica na existência de outra vida. A ciência neste ponto é muito exigente, quando alguém afirma, por exemplo que a fórmula da água é H2O tem que provar. Neste ponto, a ciência é implacável, o que não pode ser provado cientificamente sempre será algo de dúvidas.

Com relação ao termo inicial e tendo em vista o fato da maioria dos cientista serem materialistas, ou seja, aquele que só acredita na matéria. Desta maneira, atualmente já existe uma explicação sobre o "fenômeno" da luz do fim do túnel.

Como as pessoas que tem morte cerebral não passam por isso e apenas aquelas que tem morte aparente depois retornam, ou ressuscitam, ao recobrarem a conciência, tem essa lembrança, isto é, caminhar através de um longo túnel escuro com uma luz intensa no final.


Para os que acreditam no transcendental, seria a alma caminhando para Deus. Já para os cientistas, a explicação é a seguinte: como o cérebro é o último órgão do corpo humano a conter a vida o próprio cérebro faz um esforço tremendo na busca de oxigênio, o que daria a impressão de uma busca pela luz. Essa é a explicação científica para a luz no fim do túnel.


Não sei se felizmente, ou infelizmente neste caso,a ciência está muito mais abalizada do que a fé, porque as explicações relativas as religiões em geral seram sempre dogmáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página