segunda-feira, 4 de abril de 2011

C U I D A D O com os ...ISMOS


" Se o Idealismo Alemão fosse um tridente Kant seria o cabo"
J. Hessen.





            Não é dificil, de repente em algum texto, encontrarmos palavras que terminam com a grafia ISMO,  como idealismo, autismo, romantismo e charlatanismo, sendo a maioria das pessoas quando não sabem o significado vão direto ao dicionário e aí, depois da consulta, procuram entender onde o vocábulo em pauta se aplica no conteúdo da leitura.
            Para quem faz filosofia o comportamento deve,  ou deveria, ser diferente. Em primeiro lugar devemos identificar qual a área a que a palavra pertence, seja de cunho filosófico, científico, artístico ou de opinião popular, sendo que esta última opção, se o estudo for aprofundado, terminamos por encontrar relação com qualquer das três anteriores.
             Começando com a área filosófica a palavra terminada em ...ismo corresponde a uma ideologia, seja de caráter geral ou específico. Explicando melhor, tomamos a palavra idealismo, que em caráter geral corresponde à linha de filósofos não materialistas, especificando temos o idealismo alemão e para especificarmos mais ainda podemos citar a ideologia de cada filósofo, como kantismo, hegelianismo, etc. E as variações se estendem pelo amplo campo de estudo filosófico englobando as adversidades de tendências ideológicas como por exemplo: dogmatismo >< ceticismo, subjetivismo >< objetivismo, etc.
             Já no campo científico tudo depende das pesquisas cientìficas feitas sobre determinado problema ou assunto e o comportamento dos cientistas ainda hoje segue a mesma linha elaborada por Galileu que é a seguinte:
            Observação < Hipótese ou Teoria < Experiência > Dado Científico ou Lei Científica.
             Então, para o estudo científico ter sentido, em primeiro lugar está a observação, a pesquisa, o colhimento de detalhes,depois é elaborada uma situação para explicar o desenvolvimento e a aplicação, feito isso tem que ser feita a experiência para confirmar ou não o que se espera. Finalmente, dependendo da amplitude e importância temos a dado científico ou a Lei Científica. O dado tem menos radicalidade porque a qualquer momento pode ser substituído, como por exemplo, a quantidade de planetas em nosso sistema solar. Já a Lei só pode ser substituída por outra Lei que comprove o não sentido da anterior. Vai demorar muito para que alguém conteste a Lei de Newton ou a Lei  de Lavoisier. Diante de tudo isso temos todos ...ismos relativo à ciência.
            Para as duas situações finais uma palavra entra em cena com uma importância vital, essa palavra se chama tendência, que vai influenciar o pensamento dos autores e depois do público. Assim sendo nas artes em geral, uma tendência sempre surge para combater outra anterior, como por exemplo na literatura tivemos o romantismo e depois o realismo, na pintura tivemos o classicismo e o modernismo. E por aí vai. Quando assisto a um desfile de moda em que aparecem trajes altamentes "avançados", que nunca ninguém vai usar, o estilista responde: "o que importa é tendência".
            Então, em cada ocasião em que vemos uma palavra terminada em ...ISMO, temos a obrigação de refletir sobre a mesma,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página