terça-feira, 26 de abril de 2011

ÉTICA E MORAL






           Existem três posicionamentos ideológicos com relação ao sentido de Ética e Moral em se tratando de Filosofia. Para não fugir ao raciocínio geral de que em Filosofia tudo que se afirma hoje pode ser contestado amanhã. Assim é que temos três pensamentos filosóficos diferentes, para não dizer antagônicos. Então Vejamos.
          A primeira área tem o seguinte axioma: A palavra Moral é simplesmente a tradução latina da palavra grega Ética. Entre os adeptos desta posição está a grande maioria dos filósofos de lingua inglesa, como Berkeley e David Hume talvez pela flexibilidade do próprio idioma. E no Brasil temos Teonaldo Miranda dos Santos que, inclusive, fez um artigo denominado O Julgamento  empregando ora a palavra ética,  ora a palavra moral como se fossem absolutamente termos sinônimos. Portanto para este primeiro grupo, as palavras ÉTICA e MORAL são filosoficamente a mesma coisa.
         A segunda facção diz o seguinte: A Ètica é objetiva enquanto que a Moral é subjetiva. J. Hessen em seu livro Teoria do Conhecimento cita Platão e Husserl como objetivistas, enquanto Bachelard é considerado pelos estudiosos como R. Blanchet  como um subjetivista. O sentido geral do problema é o seguinte: A Ética é objetiva porque para a mesma ser cumprida depende de fatores cujas ações resultantes são altamente objetivas e esses fatores são LEI, PODER, DEVER e DIREITO que embora em si, não sejam objetivos, mas seus efeitos altamente o são. Enquanto que a Moral é subjetiva porque depende da interpretação e o que consta na consciência de cada ser humano. Para o Islâmico não é erro nem pecado o homem ter mais de uma mulher, enquanto para os Cristão isso é um grande pecado.
        Na maioria dos paises não existe uma terceira posição, mas no Brasil, mais precisamente em Fortaleza existe um Filósofo chamado OSCAR d' ALVA E SOUSA FILHO, que em seu livro ÉTICA INDIVIDUAL & ÉTICA PROFISSIONAL  na pg 50, diz o seguinte: "A Sanção interna ou subjetiva. O Controle difuso > A sanção moral, diferentemente da sanção ética, é externa, dá-se fora do sujeito, é objetiva e se traduz pela aprovação ou reprovação da pessoa ou do grupo ao comportamento materializado. O aplauso é uma sanção positiva. A vaia ou o silêncio podem significar uma sanção negativa." 

      Então resumindo:  
     
              l) Etica e Moral - etimológica e filosoficamente e mesma coisa.
              2) A Ética é objetiva e a Moral subjetiva.
              3) A Ética é subjetiva e a Moral é objetiva


       Obs. sou simpático à segunda posição, mas já estão surgindo raciocínios sobre uma quarta que diz: Dependendo do Caso, tanto a Ética quanto a Moral podem ser subjetiva ou objetiva porque cada caso é um caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página