quarta-feira, 17 de agosto de 2011

AS CONCEPÇÕES IDEALISTA E MATERIALISTA


Homenagem à www.alzheimermed.com


Depois que Platão escreveu sobre a teoria dos dois mundos, a separação entre idealismo e materialismo ficou evidente e, ainda hoje e ainda por muito tempo, fica a concepção na existência de dois mundos. O mundo ideal e o mundo das sombras. A tradução do termo MUNDO vem recebendo através do tempo e dos diversos idiomas as mais diversas colocações.

Levando em consideração o progresso da ciência, fica impossível admitir a criação do universo da forma que está na Biblia judáico-cristã. Então, os próprios dirigentes das religiões dessa área em geral, para evitar o agnosticismo total, procuram um "meio-termo" entre o que os profetas escreveram e a realidade científica.

Para as pessoas de pouco conhecimento entra a questão do DOGMA, ou seja acreditar pelo simples ato de fé, sem questionar o porque das impossibilidades. Como por exemplo. Se  o cérebro é o centro de comando do corpo, como se explica que, com a morte tudo no corpo é destruído, inclusive a mente, como se explicar então, como uma alma pensa, fala, se locomove, etc.?

A solução está no dogmatismo para quem possui pouco conhecimento e não tem condições intelectuais de questionar. Para quem estuda e pesquisa com seriedade, o problema atinge as raias do dilema entre a verdade científica e a fé. É necessário então, voltar a Platão que inicia com a sua filosofia, a existências de dois mundos.

Homenagem à fabricadosconvites.blogspot

É por isso que, a grande maioria dos cientistas em geral, são materialistas. Porém para os poucos que crêem em Deus, resta a concepção de OUTRA DIMENSÃO (mundo ideal) para explicar os mistérios que não são aceitos pela ciência. Para os filósofos, com base no idealismo platônico, ou seja, para os crentes na existência de um SER SUPREMO, não necessáriamente DEUS de qualquer religião fica o
 pensamento da criação do universo como um ato desse Ser.

É assim que o estudo da FILOSOFIA separa os filósofos IDEALISTAS, que crêem que a criação do universo foi um ato divino, e os MATERALISTAS que desmentem essa concepção e acreditam apenas no que é material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página