terça-feira, 9 de agosto de 2011

AS VERDADES

Homenagem à msmacom.com.

Semana passada abordamos  tema com relação à definição de verdade e, aproveitando a deixa solicitamos aos nossos surfers que, caso tenham outras definições com os autores respectivos, queiram enviar para nós que ficaremos bastante gratos.
Hoje faremos uma sequência no que diz respeito a verdade nas áreas de estudos filosóficos, ou seja, verdade em Lógica, em Ciência e em Filosofia.

Homenagem à casadogalo.com
1) LÓGICA - Henri Lefebvre é enfático ao dizer que a VERDADE em Lógica depende da não contradição em um sistema de juízos. Para tornar o raciocínio mais fácil vamos citar o nosso filósofo brasileiro Nelson Rodrigues que diz, TODA UNAMINIDADE É BURRA, ele queria justificar que, quando não existe polêmica ou discussão sobre um determinado assunto a verdade flui de maneira pobre e a riqueza de diversas colocações sobre o assunto em pauta perde o seu valor. Resumindo. A verdade em Lógica depende da não contradição, pois enquanto  existir duas opiniões acerca de um assunto a ela correspondente não vem à mesma não vem tona.

2) CIÊNCIA - Depois que Galileu estabeleceu a sua célebre sequência ficou estabelecido que, todo cientista, de modo consciente ou não segue a mesma.
 
Homenagem à o-que-e.com
Observação - Hipótese ou Teoria - Experiência - Dado Científico ou Lei Científca.

A primeira atitude de um cientista com relação a invenção ou descoberta de algo novo na Ciência deve ser a OBSERVAÇÃO para colher todos os aspectos relativos. Uma vez que tudo esteja disponível, ele elabora a sua HIPÓTESE ou TEORIA sobre o assunto. Para que estas sejam confirmadas, faz-se necessário a EXPERIÊNCIA. Uma vez que a Hipótese ou Teoria é confirmada, nós temos  então um DADO CIENTÍFICO ou uma LEI CIENTÍFICA.
A diferença entre o Dado e a Lei é que o primeiro é uma verdade transitória que, dependendo do desenvolver da própria ciência, pode ser alterado. Como exemplo nós temos a quantidade de planetas em nosso sistema solar que eram nove (9) e de repente a própria ciência determinou que são apenas oito(8) relegando Plutão a astro menor. Já uma lei científica como a de Newton e a de Lavoisier, só podem ser alteradas por outra lei. Então a verdade em Ciência depende da EXPERIÊNCIA.

Homenagem à escolamessiasantonio.wordpress
3)FILOSOFIA - A verdade em Filosofia depende do sistema ou ideologia. Os preceitos inclusos na elaboração de um sistema filosófico, são aceitos ou combatidos, sendo VERDADE para o primeiro caso e apenas suposições para os adversários ideológicos. Empédocles defendia que os cosmo era estático e Heráclito que o  mesmo era dinâmico. Para os discípulos e seguidores de cada um a VERDADE estava com o seu mestre. A prática segue desde a antiguidade até hoje. Quem é adepto de uma ideologia ou sistema crê que ali está a VERDADE. Dificilmente um filósofo admite mudança em suas idéias. O caso de Nietzsche ter mudado de opinão, para alguns, é fruto de sua mente pertubada e não dos preceiros ideológicos. A VERDADE em Filosofia depende do sistema adotado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página