terça-feira, 20 de setembro de 2011

AXILOGIA ou TEORIA DOS VALORES



O estudo da Axiologia deve começar com o sentido etimológico da palavra. Sendo AXIS do grego - precioso, valioso, admirável e LOGIA - estudo, tratado, conteúdo.
Segundo Xavier Teles Valor é a não INDIFERENÇA de uma coisa, uma atitude, uma pessoa relativamente a uma consciência motivada.

Eduardo Spranger autor de um dos melhores testes através do qual  se estabelecem os valores dominantes da personalidade,  deixa claro que, todo VALOR está implícito a uma NECESSIDADE.
Se alguém necessita de algo, isso implica em valorizar aquilo que ainda não se tem,  daí a expressão CONSCIÊNCIA MOTIVADA.


O estudo da Axiologia é uma das áreas mais complexas no estudo da Filosofia, por isso são poucos os professores que a incluem em seus Planos de Aula, temendo talvez, questionamentos que não poderiam ser explicados.

Dentre esses questionamentos está a existência, ou não, dos valores NEGATIVOS, ou seja, TUDO o que impede que a obtenção do valor desejado seja conseguido deve, ou não, ser considerado VALOR?
Falando sobre isso Spranger explica, MUITO PIOR DO  QUE A EXISTÊNCIA DO VALOR NEGATIVO É A INDIFERENÇA, esta implica na ausência total de valores.

Diante disso chega-se ao pensamento: " Muito pior do que detestar alguém, ou alguma coisa, é lhe ser  indiferente ( Michel Wladson).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página