terça-feira, 13 de setembro de 2011

A QUESTÃO DO LIVRE ARBÍTRIO


Os filosofos idealistas em geral, principalmente os que estão ligados ao Cristianismo, não têm uma opinião unânime com relação a este assunto. Aliás, é por isso que a Filosofia é tão valiosa, pois se todos concordassem em tudo, a propria não existiria. Todos seriam adeptos de Nelson Rodrigues que dizia que TODA UNANIMIDADE É BURRA!
         
Homenagem à odhrum.blogspot
O principal ponto de interrogação é QUANDO DEUS INSTITUIU O LIVRE ARBÍTRIO? Seja como for, o mesmo já existia antes da criação dos anjos, pois os acontecimentos que se seguiram a isso demonstram claramente o porque do comportamento de Deus e os então seres celestiais.

Então, vamos ao questionamento em pauta que é também um exemplo do L.A. - Se Deus é oniciente (sabe tudo), se Deus é onipotente (pode tudo) e se Deus é onipresente (está em todo lugar), por que não previu e evitou a REVOLTA DE  SATÃ, que produziu o surgimento do Mal?

Simplesmente porque já existia o livre arbítrio permitindo que SAMAEL, o Lucifer (portador da luz) se tornasse SATÃ(adversário) o Ser que comandaria o MAL e a partir daí. Então o Mal surgiu por causa do LIVRE ARBÍTRIO, pois DEUS tinha e tem poder suficiente e poderia evitar tudo se assim o desejasse.
Homenagem à .zurigah.com


O problema da Serpente, Eva e Adão, apesar da ingenuidade com que é narrado na Bíblia,(devemos levar em conta  a mente do homem na época do Gênesis) foi também consequência do L.A., pois o Senhor Todo Poderoso, sabia antecipadamente de tudo e poderia ter evitado. Se não o fez foi pelo mesmo motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página