terça-feira, 6 de setembro de 2011

TODO ATO É UM FATO, MAS NEM TODO FATO É UM ATO.

Esse pensamento de autor desconhecido e apresentado em uma palestra, gerou as maiores discussões, chegando inclusive, a levar o apresentador pedir calma a  alguns assistentes  para que os atos não gerassem fatos. Esta afirmativa levou à outra série de polêmicas com pessoas quase que agredindo outras.


Posteriormente tudo foi aos poucos se acalmando e alguém chegou a dizer que o acontecimento (fato) ali registrado, havia sido previamente ensaiado por algumas pessoas a fim de tornar a palestra mais interessante. Será?


No fim das contas ficou explicado a seriedade do pensamento causador de tudo, com vários exemplos, entre os quais estes: Se alguém agride alguém é um ato e um fato. Se um fusível queima sem ninguém mexer, é apenas um fato - Se alguém agita a multidão é um ato e um fato. Se um raio cai sobre uma casa é apenas um fato.


Este último exemplo gerou outra polêmica. Os fenômenos naturais devem ou não ser considerados atos? As ações da natureza são ou não ATOS? Ou será que devem ser considerados apenas FATOS?
Enfim o palestrante terminou deixando a dúvida no ar. Afinal de contas a Filosofia existe para CRIAR PROBLEMAS E NÃO PARA RESOLVE-LOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página