quinta-feira, 17 de novembro de 2011

AINDA OS FENÔMENOS NATURAIS.



Conforme apresentamos na semana anterior a natureza se comporta de uma forma autônoma,  sem ser direcionada ou previamente dirigida por uma "mente" superior. O fenômenos naturais são resultantes das condições da própria natureza.

Na atualidade porém, com o avanço da tecnologia e voltando à época em que o homem deixou de ser um mero escravo da natureza e passou a utiliza-la em proveito próprio, que se faz necessário fazer a separação de três tipos de fenômenos:

    1)Fenômeno Físico - quando não há alteração química nos elementos que o compõem.
      2)Fenômeno Químico - quando há mudança (transformação) de elementos.
         3) F.Fisico-químico - quando acontecem as duas situações.

Exs.

        F.F - No congelamento, descongelamento, evaporação e precipitação da água não acontece transformação de elementos.

        F.Q. - No simples fritar de um ovo acontecem diversas transformções, um raio que cai sobre uma árvore e a queima, idem.

        F.F.Q. Numa erupção vulcânica acontecem as duas coisas. A formação e deslocamento das lavas  e a mudança que provoca em homens e animais.

Á proporção que a raça humana foi se desenvolvendo o homem foi descobrindo como utilizar a natureza ao invés de ser simplesmente escravo da mesma.

Uma delas é a utilização do fogo sobre a qual existem duas hipóteses: a primeira seria a queda de uma raio sobre uma árvore, a outra com maiores proporções é a erupção vulcânica.

Em ambos os casos a madeira queimada provocou no ser humano a sua utilização, em primeiro lugar para a iluminação e depois para outras utilidades como a ação sobre os alimentos e consequentemente uma alimentação mais agradável.

Hoje em dia a proliferação dos fenômenos naturais no aproveitamento destes pela ciência, fica quase impossível imaginar algo que aconteça, se é de modo natural ou é algo provocado pela ciência e tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página