quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O BELO, A ARTE E A ESTÉTICA



Uma das cenas mais comoventes da segunda versão cinemtográfica de KING KONG - 2005 é aquela em que o animal enorme, típica e totalmente selvagem se emociona com a beleza do por do sol.Cientificamente, a polêmica sobre isso acontecer realmente, é muito grande.


Os cientistas especializados neste âmbito não chegam a uma mesma opinião.Uns acham que a versão comum ou normal do primata poderia ser capaz disso,outros discordam afirmando que, nem com muito treino um animal da espécie chegaria a tanto.


O objetivo desses comentários iniciais, é demonstrar a reação que o belo provoca no ser humano, no que diz respeito aos animais a polêmica continua.

Com certeza, uma das primeiras coisas belas que encantaram os nossos ancestrais distantes, sem dúvida, foi a formação do arcoíris, que além de curiosidade despertou a admiração sobre o belo.

Então, em se tratando do ser humano propriamente dito, não há dúvidas sobre o contato homem e beleza. Atualmente com as variações, algumas estapafúrdias das artes, mesmo chegando às vezes às raias do ridículo, na grande maioria das vezes, o belo, ou a beleza estão nas artes em geral.


Filosoficamente, o grande responsável na relação BELO-ARTE-ESTÉTICA é justamente Alexandre Gottlieb Baumgarten que, com a publicação da obra denominada Estética (l750) abriu o caminho definitivo para o relacionamento arte-filosofia, a admiração crítico-sensitiva das artes.

No grego original, a palavra estética (aisthésis) significa sensibilidade, o que motivou mais ainda a relação supra citada, definitivamente enquandrada como sentimento. Portanto para ser consciente de que algo é belo se faz indispensável sentir o que cada arte nos transmite.

Um comentário:

  1. Adoro as postagens de filosofia, sempre tive vontade de cursar, mas ainda nao tive coragem huahau
    Parabens.
    ass> Julia

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página