terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FILOSOFIA - INTELIGÊNCIA E RAZÃO




A INTELIGÊNCIA PRECURSSORA DA RAZÃO

A inteligência se revela sempre através de um criador da mente surgindo normalmente quando se apresenta uma situação estimuladora. Serão os animais capazes de atos de inteligência? Os trabalhos científicos de Kholer com os macacos e de outros estudiosos em outros casos, todos procuram resolver este problema.

Uma das experiências de Kholer constou do seguinte: um chimpanzé foi colocado numa jaula em cujo teto penduraram um cacho de bananas. Espalhados pelo chão pedaços de caixotes e bastões. Enquanto não estava com fome, o animal não deu nenhuma importância aos objetos, porém quando a fome apertou o animal fez várias tentativas para alcançar as bananas.

 Primeiro com saltos infrutíferos, até que finalmente percebeu que podia usar os objetos para o seu intento. Primeiro com um único bastão. Depois descobriu que os mesmo eram conectáveis aumentando o seu tamanho mesmo assim não conseguiu.

Então fez um apoio com os pedaços de caixotes conseguiu finalmente derrubar as bananas para se alimentar. Será que podemos chamar esta ação como ato de raciocínio? É claro que não, foi um ato de inteligência movido pelo instinto, uma vez que, os irracionais, como o próprio nome indica, não são dotados de razão.

Obs.: No estudo da Psicologia os atos reflexos estão ligados a inteligência e os atos voluntários à razão.

Referências: TELES, Antônio Xavier. Introdução ao Estudo da Filosofia. Ed.18-SP, Ática. 1976, p90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página