segunda-feira, 4 de julho de 2011

CONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA

Fonte:blogrisconorascunho


Dentro do âmbito da própria Filosofia, não há uma concordância geral no que diz respeito ao sentido desses dois termos. O que não é nenhuma novidade, afinal, em Filosofia, até discípulos famosos como Platão com relação a Sócrates e Aristóteles com relação a Platão, depois das mortes dos mestres, passaram a ter idéias diferentes.
 
De modo geral, não confundir com genérico, podemos dizer que muitos filósofos sempre usaram os ditos termos,  um com relação ao outro. Explicando melhor. Ter CONHECIMENTO de um assunto, não é a mesma coisa que ter CONSCIÊNCIA, porque a primeira colocação está ligada ao assunto que se estuda de forma não superficial, enquanto que a segunda exige um aprofundamento necessário para tanto.

Exemplificando. Todos nós sabemos da existência do problema entre palestinos e judeus na região de Israel, isto é conhecimento.Poucas porém, são as pessoas que têm profundidade neste assunto para se pronunciar sobre o mesmo ao ponto de determinar, qual dos povos está com a razão, isto é consciência.

Alguns filósofos, como o nosso conterrâneo Paulo Freire, fazem ainda a distinção entre  as consciência, INGÊNUA e CRÍTICA. Vamos a seguir dar algumas características das mesmas, que ele apresenta em seu livro Educação e Mudança.

CONSCIÊNCIA INGÊNUA - Revela um certo simplismo com relação aos problemas. Não se aprofunda na casualidade do  próprio fato, suas conclusões são apressadas e superficiais. Diz que a realidade é estática e não mutável. Pode cair no fanatismo ou sectarismo.

CONSCIÊNCIA CRÍTICA - Anseia por profundidade na análise dos problemas. Não se satisfaz com aparências. Repele toda transferência de responsabilidade e de autoridade. Face ao novo não repele o velho por ser velho, nem aceita simplesmente o novo por ser novo, procurando ver a validade de cada um. É indagadora, investiga, força choca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página