terça-feira, 26 de julho de 2011

GNOSIOLOGIA E EPÍSTEMOLOGIA

Homenagem à joildo-alexandre.blogspot


Nos nossos primeiros semestres no Curso de Filosofia, aprendemos de forma bem simples a diferença entre essas duas áreas.


GNOSIOLOGIA  -  Estudo do conhecimento filosófico


EPISTEMOLOGIA  -  Estudo do conhecimento científico


Muito simples como se vê, mas se for feito um estudo apronfundado, o pesquisador vai descobrir que o problema é bastante complexo. A começar pelas raizes greco-latinas, onde o GNOSIS diz respeito a algo intuitivo e até transcendental, ou seja, a própria sabedoria. Enquanto que o EPISTEME diz respeito a algo que se inicia com o que é empírico e teórico na questão racional chegando, dependendo do caso, ao que é Filosófico e Científico.


Homenagem à tocaverdeplanet.blogspot
Vejamos a questão antropológica. ANTROPO em grego significa SER HUMANO, mais precisamente HOMEM. Então temos o caso de uma descoberta arqueológica em que foram encontrados fósseis humanos e objetos. Após concluido os trabalhos do arqueologo e do paleontologo entram em cena,
a Antropologia Física, que vai estudar os fósseis supostamente humanos, a Antropologia Cultural, que vai estudar os objetos encontrados junto aos mesmos. E o que resta para a Antropologia Filosófica? 

Simplesmente analisar e criticar todas as ações e o estudo resultantes das mesmas de todos os profissionais e se,  tudo o que foi feito é útil ou tem algo de prejudicial ao homem. Filosofia NUNCA pode ser considerada CIÊNCIA porque se aplica a TUDO nunca sendo ESPECÍFICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página