segunda-feira, 11 de julho de 2011

TUDO SOLTO E NUMERADO

Homenagem à marionetasportugal.blogspot


1) CRIAÇÃO ARTÍSTICA  - Com o advento da virtualidade está ficando cada vez mais difícil fazer a diferença entre técnica e arte. Aliás em grego,(tekné) estas duas palavras que existem em grande maioria dos idiomas, significam absolutamente a mesma coisa. Podem consultar um dicionário grego para constatar. Então, numa novela de televisão, fica muito difícil determinar de forma responsável, onde começa uma e termina a outra e se, na realidade às vezes, as duas caminham juntas.

Seja como for, para se criar algo dentro da arte ou da técnica, conforme explicamos neste espaço em outro dia, se faz necessário uma base. E é ai que começa o problema, porque o resultado, seja para arte, seja para técnica,  pode estar baseado em várias situações como inspiração, imitação, coincidência, plágio e paródia.

Homenagem à duplipensar.net
Não vamos incluir aqui o plágio e a paródia, porque enquanto o primeiro pode envolver até questões jurídicas sendo um ato ilegal quando é provado, o segundo, na maioria das vezes, é feito de maneira jogosa e crítica. Vamos então, a seguir dar exemplos para que vcs decidam se é inspiração(I), imitação(i) ou simples coincidência(C) >>>

a) O personagem de Tony Ramos em PARAISO  TROPICAL tem as mesmas atitudes e gestos, principalmente o andar e a mania de pender a cabeça para um lado do personagem de Jonh Travolta em O JUSTICEIRO - (I), (i), (c).
b) A fuga do personagem Petrus em CORDEL ENCANTADO foi feita da mesma maneira do protagonista do CONDE DE MONTE CRISTO, usando a troca de lugar com um cadaver.(I), (i), (c).
c) Um persogem de CORDEL ENCANTADO e outro de O ASTRO desprezam a riqueza e tiram as roupas em público como Francisco de Assis. (I), (i) (C).
d) O filme SETE HOMENS E UM DESTINO tem praticamente o mesmo enrêdo da obra oriental OS SETE SAMURAIS. (I), (i), (C).
e) Bruce Willis atuou em filme baseado em computadores cujo título é DURO DE MATAR 4.0 e Bruno Mazzeo trabalha em um filme brasileiro na mesma área cujo título é CILADA.com. (I), (i), (C)



Homenagem à www.abastecendo.com
2) EMANUELLE ARAÚJO - Já a vimos como cantora, como atriz em várias novelas e até como personagem bíblico no evento de Nova Jerusalém, mas nunca tinhamos percebido como seu rosto é lindo. Não sei se é o ambiente de Cordel Encantado, com  muitas cenas na penumbra, passando para o lusco-fusco do dia ensolarado, mas o fato é que ela está maravilhosamente bela. Um rosto perfeito.


Homenagem à crpk.blogspot
3)COMPETIÇÃO - Ás vezes duas pessoas amigas se conhecem, abraçam a carreira artística, mas enquanto uma alcança os degraus da fama, a outra fica no esquecimento. Isso acontece também com alguns casais. Um dos dois vai ao auge enquanto o outro fica mendigando papeis secundários. Para certas pessoas isso não tem a menor importância, mas para outras, porém tem sido até motivo de separações. Seja como for é muito difícil se ter o mesmo objetivo sem entrar numa terrível e temível  competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página