quinta-feira, 3 de março de 2011

Araguaia

         


           A cena do reencontro dos personagens de Otávio Augusto e Juca de Oliveira em Araguaia foi antológica. E aí? Você que faz Filosofia, ou não, sabe a diferença entre ONTOLOGIA e ANTOLOGIA? Não?
          Vamos então uma rápida explicação: A palavra Antologia também chamada de Florilégio que significa Coleção de Flores. Em prinicípio foi mais usada na Literatura para cenas marcantes, como a cena final de Romeu e Julieta. É uma cena ANTOLÓGICA.
         Da Literatura para as outras artes e hoje em dia, quando temos alguma coisa marcante diferente do comum, costuma-se dizer que foi algo antológico.
         Com relação a ONTOLÓGICO que é uma palavra mais filosófica, temos que examinar e Etimologia. ON em grego significa SER e ONTOS signifina SENDO, ou seja o infinito e o particípio presente do verbo SER.
         Então ONOTOLOGIA para muitas é o Estudo do SER, mas  se levarmos em conta a Etimologia ONTOS está mais para o estudo do ENTE. Muitas pessoas costumam dizer que Ontologia é o estudo do Ser, mas pela Etimologia, é o estudo do Ente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página