quarta-feira, 30 de março de 2011

O QUE É AXIOLOGIA OU TEORIA DOS VALORES




           Axiologia de acordo com as orígens greco- latinas temos: AXIS = precioso, valioso, notável, etc e LOGIA = estudo, tratado, etc. Como desiganação denomina-se de Teoria dos Valores. Aí então começa a primeira polêmica. Alguns defendem que a denominação correta seria Ciência dos Valores, mas como a área de estudo é predominentemente filosófica e filosofia não é ciência, o mais correto seria chama-la de Teoria dos Valores.
           Continuando temos que denominar, ou pelo menos dar uma noção do que é VALOR, que segundo A.X.Teles é a não - indiferença diante de uma coisa, pessoa, ato e fenômeno. Quando qualquer uma dessas modalidades nos chama a atenção, nos obrigando a um raciocínio mais aprofundado, aí então está a valorização. Ao contrário da valorização temos a depreciação, ou seja, desvalorizamos algo. Então, diante de qualquer situação que gostamos temos a exaltação ao valor e em caso contrário depreciamos o mesmo. Em qualquer dos casos o valor está presente, pois para valorizar temos que pensar sobre isso o que também acontece quando achamos que devemos desvalorizar. Seja como for o VALOR está presente.
           Existe porém uma terceira colocação que é a INDEFERENÇA, que é, segundo Max Scheler, a ausência total de  qualquer valor. Para esse filósofo é preferível, ou seja, tem mais valor não gostar do que ser indiferente porque mesmo de forma negativa,  o valor está implícito o que não acontece diante da indiferença.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página