segunda-feira, 21 de março de 2011

IDÉIA OU IDEAL?

          

          No âmbito leigo ou aleatório, a palavra IDEALISMO está mais relativa ao termo IDEAL. É comum se ouvir alguém dizer que fulano de tal é um "idealista" só porque a pessoa em pauta tem um objetivo definido.Quem estuda Filosofia sabe, ou pelo menos devia saber, que o termo idealismo deve estar relacionado com IDÉIA.
          Em Filosofia existem dois tipos de idealismo, o metafísico, que tem como adversário em se tratando de raciocínio filosófico, o materialismo e o epistemológico que tem adversário direto o realismo. Em se tratando idealismo metafísico temos filósofos que defendem a premissa de que a idéia vem antes da matéria.
         A matéria existe, porque um ser superior, não necessariamente "Deus" de qualquer religião. Mas um Ser Poderoso, com força suficiente para criar o universo assim o fez. Por isso todo filósofo idealista acredita na existência de algo transcendental.
         Falando de materialismo, os filósofos desta área, defendem que a matéria vem antes da idéia. Como a matéria surgiu, a explicação cabe aos cientístas, sendo que ainda hoje, nenhum cientista, por mais capacitado que seja provou como isso aconteceu, mas as pesquisas continuam. Então, com a evolução da matéria, durante bilhões de anos, um dia surgiu o homem, continuando o desenvolvimento, o ser humano teve a massa encefálica desenvolvida ao ponto de criar a idéia.


Já no campo epistemológico a diferença se dá através do questionamento: a realidade (realismo) se sobrepõe à mente, ou é a mente (idealismo) que faz com que as análises e questionamentos que o ser humano faz sobre os objetos fazem com que estes sejam resultantes da mente? Enfim, é a realidade que manda na mente? (realismo), ou é a mente que faz com que a realidade seja da maneira ela determina?(idealismo). Enfim o que é mais importante a idéia ou o real?

           F..P. - Teoria do Conhecimento de Johannes Hessen - Universidade de Colônia - Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página