segunda-feira, 27 de junho de 2011

ARTE E TALENTO




Como vimos anteriormente, a arte é uma das formas de pensamento que já existia antes da Filosofia. Podemos defini-la como MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO ATRAVÉS DA QUAL O SER HUMANO MANIFESTA O SEU TALENTO, INATO OU ADQUIRIDO, PARA  REPRESENTAR A NATUREZA COM  RELAÇÃO AO QUE EXISTE E O QUE NÃO EXISTE.

Na definição em si já surgem duas polêmicas. Afinal de contas, a Filosofia existe para criar problemas e não para resolve-los conforme Splenger. A primeira é com relação ao talento, alguns acham que este é inato, ou seja, quem tem que ser artista, seja qual for a área, já nasce com a capacidade para isso, enquanto outros acham que, qualquer pessoa pode tornar-se artista, desde que tenha orientação, condição, oportunidade, etc para tanto.

Os próprios filósofos não estão de acordo com relação ao talento e para aumentar o problema, agora no mundo contemporâneo, no Brasil principalmente depois da semana de  arte moderna,  surgiu uma terceira poisição  que defende que o talento é inato e adquirido. Esta facção tem a seguinte reflexão, uma pessoa pode nascer com a capacidade de tocar um instrumento qualquer, mas se NUNCA vir o objeto correspondente, o talento não pode se manifestar.

Particularmente temos o nosso posicionamento, mas preferimos não manifesta-lo para que os nossos leitores cheguem às proprias conclusões. Por falar nisso vamos  à outra  polêmica que não chega a ser tão radical. Entre alguns artistas, principalmente os concretistas, existe o pensamento de que as artes em geral, principalmente a pintura devem representar a natureza, ou seja, o que existe. Isso porém, conforme pensam os atuantes de outras áreas, acabaria  com a maior parte dos trabalhos artísticos em geral.

Seja como for as artes, sejam as atuais ou as antigas, sempre representaram também o que não existe, como os deuses de todas as mitologias, os halos nas cabeças das imagens dos santos católicos, as asas dos anjos, e tanta coisa mais que só existe na imaginação de seus criadores e que são aceitas pela população em geral como arte. O que escrevemos  anteriormente sobre Ficção e Realidade se enquadra nisso. Se procurarmos refletir sobre a natureza e a tecnologia do filme AVATAR veremos como se cria artisticamente, o que existe e o que não existe, afinal o cinema é SÉTIMA ARTE.
                                                                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página