quarta-feira, 15 de junho de 2011

REALIDADE E FICÇÃO





Esta frase tão comum a vida imita a arte,  muitas vezes faz com que as duas situações entrem em conflito e em muitos casos pode causar atritos sérios, seja entre criação e realização, seja entre criador e crítica. Então, para se entender melhor pode-se afirmar sem medo de errar que na verdade é arte que imita a vida.

Todas as artes, sem exceção, dependem da realidade, mesmo as criações artísticas mais absurdas, existem tendo em vista algo que está na realidade, uma vez que a mente humana é incapaz de criar sem base no real, repetindo, mesmo as obras artísticas mais absurdas e inverossímeis são criadas a partir do  que já existe.

Os autores gregos que imaginaram os centauros, as medusas, os unicórnios e muita coisa mais, têm sempre a base na realidade. Pode-se imaginar um elefante peludo e com chifres, mas tudo se baseia em algo concreto ou, no mínimo, o que já existe. Já existem elefantes,  chifres e outros animais peludos, daí... Pode se imaginar e até criar artísticamente, uma montanha amarela, porque já existem montanhas e a cor amarela.

Segundo os estudos psicológicos de Piaget a mente humana é incapaz de imaginar algo que absolutamente não exista em nenhum detalhe. Como por exemplo Hellen Keller, era cega surda e muda e em suas lindas poesias descrevia, o canto dos pássaros e uma noite de luar. Todo e seu trabalho porém, dependia da dedicação à toda prova de sua paciente professora, como está demonstrado no filme sobre sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página