segunda-feira, 6 de junho de 2011

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO


A  falta que o estudo da Filosofia faz a muita gente, impede o real conhecimento dessas palavras, o que termina ocasionando o mal uso de ambas, inclusive como sinônimas, o que é imperdoável. Na semana passada foi enfocado o estudo do conceito o que vai facilitar o objetivo do tema de hoje que é evitar que pessoas realmente esclarecidas continuem cometendo essa gafe.


DISCRIMINAÇÃO - pelas orígens etimológicas significa separação. Então, fazer discriminação é seperar uma coisa da outra, sendo que este ato é sempre baseado em algo científico, legal, social, religioso, etc, ou seja, existe sempre uma razão plausível quando a disciminação é imposta.


Alguns exemplos podem ser detectados nas citadas áreas, os detentos, no caso, são pessoas que cometeram delitos e foram obrigados a se separar da maioria. Os portadores de doenças altamente transmissíveis têm que ser hospitalizados em  locais tecnologicamente preparados para evitar que o mal se torne uma epidemia. Religiosos que são obrigados a viver enclausurados e longe do convívio normal, é a lei da própria ordem.


Todos os exemplos acima justificam a separação, que foi feita sempre com base em algo determinante. Alguns assuntos causam polêmica, como o uso do véu pelas mulheres islâmicas. Quando porém existe uma determinação prévia a disciminação pode ser, no mínimo, explicada.





PRECONCEITO - como já foi dito a discriminação é sempre baseada em algo, mesmo que por  uma minoria, como no caso das leis que separavam nos transportes coletivos, brancos dos negros nos Estados Unidos e mulheres de homens em alguns paises do extremo oriente. Quando porém, a separação é feita sem nenhuma base, seja qual for, aí então é preconceito mesmo.



Não existe nenhuma ciência que explique o fato de uma pessoa de pele negra ser inferior. Então, quando não há nada que justifique qualquer ato nesse sentido, aí então é  preconceito, sendo que o mesmo é sempre negativo ou pejorativo.





O maior exemplo disso está na Africa do Sul, pelo antigo regime era baseado na antiga Constituição, então para a minoria branca era discriminação, para o resto do mundo era preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página