quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FILOSOFIA - ATITUDE E AÇÃO



Para muitas pessoas que nunca estudaram Filosofia, mais precisamente Lógica Formal, essas duas palavras acima são sinônimas, mas para quem fez a disciplina Lógica com inclusão do estudo dos tipos de   Consciência,  então se torna mais fácil entender o raciocínio de Bochensy em seu famoso quadro discrminativo abordando as consciências Ingênua, Reflexiva e Crítica.

Falando mais especificamente de Atitude e Ação, estes dois termos discriminam logicamente o comportamento do homem em cada uma das três classificações.

Isso significa que toda ação possui uma atitude anterior, ou seja, esta é a preparação para tudo aquilo que o ser humano faz, sendo que a expressão "ação intempestiva" foi um tipo de ação para a qual não houve qualquer tipo de reflexão, podemos dizer que foi uma ação sem atitude.

Como em Filosofia NADA deve ser feito sem reflexão podemos concluir que todos os atos de nossa vida, se fosse possível, deveriam ser efetuados após uma reflexão. Quanto mais complicado ou difícil for a situação, maior deve ser a atitude antes da ação.

Os exs. práticos da vida estão aí: o trancamento de uma disciplina, um pedido de namoro, o fim de um casamento, uma viagem, uma transferência de curso, uma realização de projeto, etc. TUDO enfim deve, ou pelo menos deveria ser feito, com uma Atitude antes da  Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página