segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONCEITO E IMAGEM




Um dos primeiros ítens que fazem parte do estudo da Lógica Formal como ciência é justamente o real conhecimento do que é CONCEITO. Esta palavra usada para muitas situações é fundamental para o desenvolvimento da Lógica,  pois a partir do Conceito temos a Imagem, o Juízo, a Proposição, prosseguindo então até aos diversos tipos de Silogismos e Sofismas. O que é conceito?


CONCEITO - é a simples representação intelectual do objeto. Isto significa que, ao termos na mente o que sabemos sobre algo, então temos o conceito, que não deve ser confundido com a imagem.
   
IMAGEM - é representação sensível dos objetos. A palavra sensível tem aqui uma importância tremenda,  porque está ligada aos sentidos,  visão, audição, tato, paladar e olfato. Somente o que nos chega à mente diretamente através dos sentidos é imagem.



Embora muita gente que não estuda Filosofia e muito menos Lógica, pense que só o que contactamos através da visão é imagem. Nada disso, tudo que nos leva ao conhecimento por qualquer um dos cinco sentidos é imagem. Um cego, por exemplo, só pode saber se uma estátua é bonita ou feia, através do tato e assim por diante como os bons e maus odores e tudo mais em forma de exs. que pudermos imaginar.



TODA IMAGEM TEM UM CONCEITO, MAS NEM TODO CONCEITO TEM A IMAGEM CORRESPONDENTE - explicando como exemplo a palavra AMOR. Todo mundo sabe o que é o amor, então podemos conceituar, mas nunca em nossa mente existirá sua imagem. Podemos ter a imagem das coisas e pessoas que amamos, mas do amor em si, nunca teremos.

O conceito é SIMPLES porque se distingue do juízo.
É  REPRESENTAÇÂO porque correspondente a um ato cognitivo (do conhecimento).
E é INTELECTUAL porque se distingue da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página