segunda-feira, 16 de maio de 2011

INTELIGÊNCIA E RAZÃO


O sentido que o filósofo Henri Lefebvre faz com relação a estes dois termos muito se aproxima do estudo que a Psicologia faz do Ato Reflexo e Ato Voluntário, pois segundo aquele autor os nossos atos refelexos são controlados pela Inteligência que é responsável também pelo controle da Vida Vegetativa como a circulação do sangue e a digestão, enquanto os Atos Voluntários são efetuados pelo comando da Razão.

Os Psicólogos em geral não aceitam ou simplesmente desconhecem a teoria de Lefebvre. Preferem ver o problema pelo prisma exclusivamente científico, mas seja como for a relação existe. Então vejamos um exemplo bem natural, o simples piscar de olhos.

Todos nós piscamos os olhos naturalmente mais de duas mil vezes por dia, (ATO REFLEXO)  mas ao executarmos uma  simples paquera ou sinal temos aí o ATO VOLUNTÁRIO.
Muitas vezes vamos de um compartimento a outro de nossa casa  em busca de algo e no percurso nos esquecemos do que iamos fazer e só nos lembramos quando vemos algo relativo ao intúito.
Então quem nos levou de um lado para outro forma de aleatória foi a Inteligência e o que nos fez descobrir o  que queríamos através do raciocínio foi a Razão.




Obs.Lefrebvre condenava diametralmente a expressão "de forma automática". Para ele quem faz qualquer coisa de forma automática são as máquinas, sendo a expressão correta "de forma natural". E é porque em sua épóca, ainda não existiam robôs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página