terça-feira, 10 de maio de 2011

FICÇÃO E REALIDADE




Entre as distribuições dos prêmios do Óscar estão dois que dizem respeito a isso,  que são o Melhor Argumento Original e Melhor Argumento Adaptado, sendo que o primeiro diz respeito a um roteiro que foi escrito especialmente para o filme, enquanto que o outro é baseado em uma obra de autor ou autora que, na maioria das vezes, nada tem a ver com a arte cinematográfica.

Tanto em um caso como no outro, entra em cena o trabalho do roteirista, que eu considero o setor mais importante na criação de um filme. O argumento adaptado é muito mais complexo porque o roteirsita tem que de se moldar na história original, mas sempre inclui no mesmo, a sua capacidade. Isso muitas vezes tem causado polêmica. Quando o autor ainda é vivo podem acontecer contradições  e é por isso qua os produtores estão preferindo roteiros originais para evitar desencontros com os autores e com a crítica especializada.


No filme O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS há uma parte que explica muito bem o papel dos roteiristas, inclusive com uma cena muito bonita em que é prestada uma homenagem a essa classe tão importante na indústria cinematográfica.

Em se tratando de Filosofia esta relação entre a ficção e a realidade está muito ligada ao problema do subjetivismo e objetivismo porque quando Descarte determinou que o CONHECIMENTO tinha orígem na relação sujeito-objeto os críticos da época e atuais acharam que era algo muito genérico para ser aplicado à Filosofia, mas os "gênios" que só sabem criticar foram incapazes de afirmar qual o raciocínio correto.


Ninguém apareceu com autoridade suficiente para tanto. Somente Hegel na Fenomenologia do Espírito determina que a relação sujeito-objeto, não pode ser igual à relação sujeito-sujeito, daí então ele para isso cria a INTERSUBJETVIDADE.


Seja como for a FICÇÃO é amplamente subjetiva, enquanto que a REALIDADE, dispensa comentários, é altamente objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página