segunda-feira, 23 de maio de 2011

" SUB-CONSCIENTE "



Tanto a Filosofia quanto a Psicologia condenam de modo peremptório o uso  desse termo, pois se examinarmos a etimologia e o verdadeiro significado teremos, debaixo do consciente  e afinal o que é isso? O que fica debaixo da mente em execução? As respostas poderão surgir aos montes, mas nenhuma delas atingirá o verdadeiro sentido.


Não se sabe exatamente quando começou o uso desse confuso termo. Alguns extrangeiros chegam a afirmar que o mesmo só é usado no Brasil, sendo que aí vai uma crítica velada à intelectualidade brasileira, principalmente com relação à extrema sabedoria dos europeus o que não deixa de ser um certo preconceito.



Mas, deixando de lado a polêmica, vale a pena pesquisar um pouco sobre o assunto com relação a Freud. O chamado pai da Psicanálise deixou bem claro como é o real funcionamento da mente humana a partir do ID, EGO e SUPEREGO. Sendo que de maneira bem simples pode-se entender da seguinte forma.


O Id é a parte mais profunda do cérebro e que armazena TUDO que foi assimilado no entendimento de cada ser humano. Com relação ao Ego temos o setor da mente humana em que afloram os valores, significados, sentimentos e tudo mais advindo do Id. Então resta o Superego cuja função é controlar o que vem do Ego evitando que tudo aflore através dos sentidos, das palavras e ações de modo desordenado como uma erupção.



Assim tentamos explicar de forma bem simples, para não dizer simplória, toda a imensa sabedoria de quem deixou o seu legado intelectual através de suas obras para ser usado por quem achar conveniente e diante disso concluimos que o termo correto é INCONSCIENTE e nunca aquele que está acima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página